quinta-feira, julho 16, 2009

Neslento...


Há cerca de dois anos o meu manito casou-se. Ofereceram-lhe duas máquinas Nespresso...

A minha mamã teve a gentileza de ficar com uma, para ma oferecer gentilmente de seguida.

Eu tenho uma relação amor-ódio com o café, entenda-se bicas.

Ou bebo muitas e depois o meu tico-tico queixa-se, ou bebo zero, porque se beber uma, quero mais e depois, como já disse, o tico-tico queixa-se...deixei de fumar por razões parecidas.

De modo que só muito raramente toco em café: no caso de uma dor-de-cabeça bimensal que me apanha as têmporas ou no caso de tourada prolongada na fábrica, entenda-se "directa".

Por isso, em dois anos nunca comprei as pastilhas para a máquina Nespresso e passo sempre vergonhas quandos os convidados vém cá a casa e querem os cafezinhos da praxe. Já tive de pedir pastilhas à sogra do meu mano, a quem agradeço o desenrascanço.

Por preguiça, nunca registei a máquina na net.

Chegou a um ponto de a menina que cá por casa andava à míngua de café ter vergonha de consumir a última pastilha.

No sábado, a caminho de um jantar em Matosinhos lembrei-me:
- Epá...e se fosse comprar pastilhas da Nespresso ao NorteShopping?
- Boa - respondeu a menina que cá por casa andava à míngua de café.

Assim pensámos, assim fizemos...mas, quando cheguei à loja, constatei com horror que estavam 24 pessoas à minha frente, o que não foi totalmente inútil porque assim tive tempo para perceber o que significam as milhentas cores das pastilhas.

Rabisquei no papel:
- 20 Arpeggios (escolha da menina), 10 Romas, 10 Indryas (pareceu exótico) e 10 Descaffeinatos (para eu também beber).

Isto deve dar para 2 anos.

Vou para pagar e perguntam-me o nº de contrato. Não tenho, é a primeira vez. Qual é a sua maquina? Não sei, só vendo. Aponto-a no catálogo. Número de série? Não faço a mínima, mas depois digo, 'tá bem? Data da máquina? Julho de 2007. Dois anos e nunca comprou café? Pois, é que eu não bebo café...

Perguntaram-me tudo e quase jurava o grupo sanguíneo também, antes de me ir embora...

O que vale é que só lá volto daqui a dois anos.

Tenho saudades do tempo em que para comprar café se ia à manutenção militar com o papá e depois se punha o grão no moinho.

Aí em cima tém uma foto da minha bicha pouco usada da Nespresso. E pergunta o leitor atento:

- JAF, como conseguiste fotografar a tua máquina de café ao perto e ainda mostrar ao mundo todo o comprimento da tua banca de cozinha ?

Isso é porque eu perdi a cabeça e comprei uma objectiva panorâmica que pesa, em conjunto com a máquina, 1,7 kg.

Também serve de haltere, fortalece os pulsos.

Panorâmica porque tem um ângulo de visão de 115º. Os humanos têm 47º.

-E para que serve isso?

Para fotografar as paisagens da Islândia para onde parto no Domingo.

- Mas JAF, na Islândia não chove muito?

Sim, mas objectiva e máquina são à prova de água.

- Mas JAF, tu não andas fotografar filmes com uma máquina que te custou 50 vezes menos que o que investiste em equipamento digital?

Sim, e vou continuar...levo 8 rolos de filme comigo também.

- Mas porquê, JAF?

Bom, isso gostava eu de saber. Manias... há gajos que compram máquinas da Nespresso. A mim deu-me para isto.

6 Comments:

Blogger João said...

e quando e' que sai a edicao "co-da-que na islandia"?

4:05 da manhã  
Blogger Unknown said...

Sou do teu clube, mas ainda mais radical, nem sequer máquina de café tenho em casa!

Prefiro bem mais aquelas máquinas Nespresso horizontais que tens na tua cozinha!!.... Também ficam bem em casa, também têm varias cores e às vezes também dão para ver panorâmicas:-)

Boa viagem e boas panorâmicas pela Islândia!

João

1:34 da tarde  
Blogger Marcel Schmitz said...

Experimenta lá ir num Sábado, 24 pessoas à frente é pouco. Pior que na Segurança Social na rua das Doze Casas, ou lá como se chama a rua...

11:45 da manhã  
Blogger Luís Gaspar said...

Quem era a menina !?
E quando tens tempo para cá vir jantar e levar a camisola
ha...
mudei de casa outra vez, n sei se já disee...

11:31 da tarde  
Anonymous gl. said...

guarda um roma para mim! :P

1:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jonh's: Wating for Island photos and histories...
LAM

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home