quarta-feira, agosto 12, 2009

Amadores...

...vs. Profissionais. Fotografia vs. Arte Digital...

Discussões da berra nascidas da democratização da fotografia na era digital.

O vício de assistir a discussões dos fóruns de fotografia sobretudo e mais alguma coisa leva-me a ver fotos de muita gente anónima...naquele site muito popular de partilha de fotografias são feitos mais de 3000 uploads por minuto, é fácil encontrar muita coisa boa. E muita coisa má também...

O que já é mais raro, é estabelecer uma relação afectiva às fotos de alguém. Mas acontece.

Um desses casos é a Keitha McCall, em cujas fotos tropecei num desses fóruns. Naquele site de fotografias muito popular tem o nick de "aravis121" e mantém um site/blog com o excelente nome the ascenicworld.com.

Se forem ver as fotos dela, dir-me-ão que são pouco naturais. Ela não o esconde, partilha as suas técnicas de manipulação em software, no seu blog.

O que me interessa é que eu estabeleci a tal relação afectiva com as fotos/trabalho dela. O nome "aravis121" fixou-se no meu cérebro no meio de tantos esquecimentos.

Grande parte das fotos que partilha são projectos 365, ou seja, projectos em que as pessoas partilham diariamente uma foto. Dessas muitas são auto-retratos, mais ou menos subtis. Em tempos, acho que me apaixonei pelo seu rosto.

Após 365+365+43 dias ainda não me fartei, acho que ela está cada vez melhor. Parece que estamos assistir a um desenvolvimento de um artista em tempo real.

Já eu, não teria disciplina/talento para manter um 365 e muito menos gosto de mim para auto-retratos.

Mas houve um que escapou e da qual gostei.

A Keitha dá nomes pomposos (mas giros) às suas fotos, mas eu chamarei a esta apenas:

"O Guna Fotógrafo"




Ps: já agora, fiquem com uma recente descoberta. Este tipo cobre o dia-a-dia de Paris com a sua Leica. Eu gosto do estilo. A conferir AQUI.

PsII: já agora, a razão porque não postei exemplos das fotos destas duas pessoas? Porque apesar de amadores prezam o seu trabalho e tem bloqueados os downloads das fotos, mesmo em formato reduzido. Huh, pelo menos a Keitha tem...

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Nice Self-Portrait João!

We are both in agreement about AscenicWorld.com there are many inspiring photos there, ones that touch the heart.

What you say is true, with the thousands of photos streaming in a day. Many of them have nice form but few have any content, few *say* anything. AScenicWorld is a needle in a haystack.

I noticed in your comment over there that you use the huelight presets for Lightroom. Maybe you could send them to me to try too (since huelight.com is now offline)

If you don't mind you could send them to me at: Mr.MoeJohnson at gmail dot com

Thanks, Keep up the fine image making.



Is it true that you have a copy of the E30 OlyColy Preset ?

2:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sorry friend, o verdadeiro guna tem calças pelos joelhos;))

10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home